​IBAN o que é?

 

O IBAN (International Bank Account Number) é uma estrutura normalizada de número de conta de pagamento, cujo conceito surgiu conceptualmente no final da década de 90 no seio do European Committee for Banking Standards (ECBS), tendo-se consagrado como um standard internacionalmente aceite com a publicação da norma ISO 13616.

 

Desde o dia 1 de Fevereiro de 2016, IBAN substitui o NIB.

As operações bancárias vão obrigar a uma pequena mudança de hábitos porque em vez do NIB (Número de Identificação Bancária), os portugueses passam a usar o IBAN (International Bank Account Number), ou seja, o código internacional de identificação da conta bancária, que já era utilizado nas transações internacionais e que é agora o único identificador de contas bancárias, também dentro do próprio país.

 

O que é exatamente, o NIB e o IBAN?

 

O NIB é composto por 21 dígitos, caracterizados da seguinte forma:

 

AAAA BBBB CCCCCCCCCCC KK

 

Onde:

A = o dígito 1 ao 4 designam o código do banco

B = do dígito 5 ao 8 estão representados o código do balcão ou agência (zeros se o banco não utilizar esta referência);

C = do digito 9 ao 19, estão representados os números que identificam a conta

K = os dois últimos dígitos (20-21), representam os algarismos de controlo

 

O IBAN (International Bank Account Number) tem 25 carateres e, é construído a partir do BBAN (Basic Bank Account Number) adotado em cada país, ou seja, do NIB no caso português, precedido do respetivo código de país e de 2 dígitos de controlo.

 

Para as contas domiciliadas em Portugal, o IBAN é composto pelo NIB precedido pelo código de país 'PT', sigla que identifica Portugal no sistema bancário internacional e por 2 dígitos de controlo que no caso português são sempre '50'.

 

PT50 AAAA BBBB CCCCCCCCCCC KK

 

Exemplo:

NIB       

0023 0000 45322661270 94          

 

IBAN Correspondente

PT50 0023 0000 45322661270 94

 

O NIB e o IBAN podem ser consultados numa caixa multibanco, no homebanking, nas agências e surgem igualmente nos extratos bancários. Para quem tem conta num banco que opera em Portugal só tem de acrescentar o prefixo PT50 ao NIB para compor o IBAN.

 

A substituição do NIB pelo IBAN abrange operações como as transferências bancárias e os débitos diretos e é uma consequência da entrada em vigor da SEPA.

A adoção do IBAN viabiliza a identificação e validação dos identificadores das contas de pagamento e minimiza os erros na execução das operações internacionais. A partir de agora, os bancos passam a operar com o IBAN, ficando assim concluída a adaptação do regulamento comunitário às operações bancárias em Portugal.

 

E o que é a SEPA?

A SEPA (Single Euro Payments Area) é a Área Única de Pagamentos em Euros. Desde a introdução das notas e moedas de euro, em 1 de janeiro de 2002, os cidadãos da Zona Euro efetuam pagamentos em numerário usando uma única moeda em qualquer um dos países integrantes da Zona euro, com a mesma facilidade com que o faziam dentro do seu país com a respetiva moeda nacional.

 

Para mais informação consulte aqui »

Contacte-nos em 808 20 16 16

O bancopopular.pt usa cookies proprias e de terceiros para oferecer uma experiência de navegação mais completa, com conteúdos do seu interesse.

Pelo que ao continuar com a navegação entendemos que se aceita a nossa política de cookies.