Atenção ao cliente

Compliance


Para o Banco Popular Portugal a confiança nos processos, a transparência de procedimentos e ética profissional são fundamentais, pelo que, na sua estrutura organizacional o Banco dispõe de um Head of Compliance, cuja missão é:

- Manter um conhecimento profundo da atividade do Banco, identificar e aferir da aplicabilidade e impacto das disposições legais e regulamentares, internas e externas, em articulação com os demais órgãos do Banco e com a Administração;

- Difundir a cultura de controlo com o propósito de incentivar o cumprimento das leis e regulamentos;

- Transformar normas em procedimentos orientados para as melhores práticas bancárias, de acordo com o vertido no Código de Conduta .

 

O Head of Compliance tem como principais funções:

- Assegurar, com as demais áreas funcionais do Banco e em articulação com a Administração, a adequação e o alinhamento continuado do Sistema de Controlo Interno;

- Procurar mitigar, através de monitorização permanente, o risco de compliance decorrente da actividade, em geral;

- Acompanhar e avaliar os procedimentos de controlo interno em matéria de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo, de acordo com a Política de Gestão de Risco de Branqueamento de Capitais (Questionário Wolfsberg, US Patriot Act);

- Assegurar o cumprimento das boas práticas internacionais em matéria de "know your customer", assegurando consequentemente o estipulado na Política de Admissão de Clientes ;

- Promover a formação contínua dos Colaboradores na vertente da Prevenção de Branqueamento de Capitais e financiamento ao terrorismo, e no âmbito da DMIF;

- Atuar na proteção da reputação e imagem do Banco;

- Acompanhamento da implementação de novos produtos e serviços.

 

O Banco dispõe de Responsáveis pelo risco de compliance em cada área de negócio, os quais contribuem para o desenvolvimento e aplicação de procedimentos de controlo eficazes e adequados, de forma a garantir o total conhecimento e cumprimento das regras aplicáveis por todos os Colaboradores nas respectivas áreas.

 

Contactos:
Área de Compliance
R. Ramalho Ortigão, n.º 51 - 2º - 1099-090 Lisboa
Telef: 21 007 1000
Fax: 21 007 1900
E-mail: compliance@bancopopular.pt
Contacte-nos em 808 20 16 16

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