Para o Futuro

Obrigações

As obrigações são instrumentos financeiros que representam um financiamento obtido pela entidade que as emite junto de investidores. A entidade emitente tanto pode ser uma empresa, como  um Estado ou outra entidade pública ou privada. O detentor de uma obrigação torna-se credor da entidade emitente.
 
Existe uma grande variedade de obrigações e diversos mercados através dos quais podem ser comercializadas. Conhecer estas diferenças e as características de cada emissão de obrigações é essencial para o investidor perceber os riscos em que incorre.
 
As obrigações são normalmente vendidas aos  investidores através de ofertas públicas,  que são colocações em mercado primário destinadas ao público em geral e a investidores institucionais . As colocações em mercado primário podem ainda ser realizadas através de ofertas particulares , quando se destinam a um conjunto limitado de investidores. Após esta venda inicial podem ser negociadas em bolsa ou fora de bolsa – mercado secundário.
 
A maioria das obrigações prevê o reembolso  do capital  investido na maturidade . Contudo existem exceções, pelo que é importante conhecer as características concretas de cada emissão dado poderem assumir diversas modalidades: obrigações com taxa fixa; obrigações com taxa variável; obrigações obrigatoriamente convertíveis em ações; obrigações com warrant, etc.
 
Caso o investidor pretenda vender as obrigações antes da maturidade, fica sujeito ao risco de mercado, podendo inclusivamente não recuperar a totalidade do capital investido. A possibilidade de vender a obrigação depende ainda de existirem investidores interessados em comprar, seja em mercado organizado (bolsa) seja em mercado não organizado (fora de bolsa). No caso das obrigações não cotadas em bolsa, os intermediários financeiros tentam encontrar um investidor interessado caso um obrigacionista manifeste interesse em alienar as suas obrigações.
 
Para uma tomada de decisão esclarecida e fundamentada , sugerimos que, antes de qualquer investimento, obtenha junto do seu intermediário financeiro toda a informação necessária, nomeadamente a ficha técnica (ou outro documento informativo) da emissão de obrigações onde figurem as características da obrigação e as condições da oferta (no caso de uma oferta em mercado primário), a informação relativa aos riscos do investimento , bem como a informação relativa aos custos dos serviços.
 
Para mais informações dirija-se à sua agência.

Contacte-nos em 808 20 16 16

O bancopopular.pt usa cookies proprias e de terceiros para oferecer uma experiência de navegação mais completa, com conteúdos do seu interesse.

Pelo que ao continuar com a navegação entendemos que se aceita a nossa política de cookies.