Créditos Documentários

Pagamentos garantidos à escala global

Os Créditos Documentários são operações bancárias destinadas especificamente a garantir maior segurança nas transações de comércio internacional, tanto para o importador como para o exportador.

 

Como funcionam os Créditos Documentários

O Importador solicita ao seu banco (Banco Emissor) a emissão de um compromisso de pagamento - a Carta de Crédito - a favor de um Exportador através de um banco intermediário (Banco Notificador / Confirmador). O Banco Emissor compromete-se a efetuar o pagamento de um determinado montante, em prazo acordado, como contrapartida da entrega, por parte do beneficiário (o Exportador), de um conjunto de documentos pré-definidos e justificativos da transação comercial e desde que se cumpra o estipulado com os termos e condições definidas na carta de crédito.

 

Mais vantagens para os intervenientes

  • Para o Importador - Garantia de que o pagamento só será efetuado quando e se o exportador cumprir com todos os requisitos definidos na carta de crédito.
  • Para o Exportador - Garantia de bom pagamento na data acordada, desde que apresente os documentos em estrita conformidade com as condições da carta de crédito. Pode reforçar essa garantia se o seu Banco juntar a sua confirmação ao crédito documentário.

 

Normas aplicáveis

Regras e Usos Uniformes para os Créditos Documentários (UCP600), publicados pela Câmara de Comércio Internacional (CCI).

O bancopopular.pt usa cookies proprias e de terceiros para oferecer uma experiência de navegação mais completa, com conteúdos do seu interesse.

Pelo que ao continuar com a navegação entendemos que se aceita a nossa política de cookies.