Centro de ajuda

Segurança


No Banco Popular levamos a segurança a sério.

 

Para sua tranquilidade, recomendamos a leitura dos princípios básicos de segurança relacionados com a correta custódia das chaves de acesso do PopularOn, para estar alerta a eventuais abusos. Faça um uso correto e consciente do canal bancário - a Internet - através das operações seguras do nosso serviço PopularOn.

Para que possa desfrutar das vantagens oferecidas por este serviço, é aconselhável recordar uma série de recomendações que lhe permitem operar com segurança.

 

 

Política de cookies

Este Website, com a finalidade de recolher informação estatística sobre o uso do mesmo e para aferir as preferências de navegação de quem o visita, utiliza "cookies" que são ficheiros ou arquivos gerados no computador do próprio visitante.

Os ficheiros gerados não contêm dados de carácter pessoal, nem permitem a identificação do utilizador, sendo a sua única finalidade a personalização da navegação em função das preferências aferidas.

O utilizador pode impedir a geração dos "cookies" e a instalação dos mesmos no disco do computador recorrendo para tal às ferramentas disponibilizadas pelo seu navegador.

 

Códigos Pessoais

Com o contrato do serviço PopularOn, é entregue um conjunto de 3 elementos únicos:

  •  Número de adesão - número de identificação único, pessoal e intransmissível que permite em conjunto com o código multicanal, aceder ao Popular On.
  • Código multicanal - número secreto único, pessoal e intransmissível definido pelo banco e alterado obrigatóriamente pelo cliente após o primeiro acesso.
  • Cartão matriz - Cartão com coordenadas que conjugados permitem a realização de operações que necessitam de validação adicional de segurança.

Para maior segurança, em algumas operações e na consulta de dados sensíveis será solicitado uma confirmação por SMS. Consistirá num código aleatório de utilização única que se enviará por SMS para o seu telemóvel, através de número que facilite para este efeito no Popular On Net, Popular OnPhone ou na sua agência.

Estes dados são intransmissíveis. Para sua segurança, em caso algum deve facultar os seus códigos a terceiros por telefone, e-mail, pessoalmente ou por qualquer outro meio. Estes só serão solicitados por nós, na página de acesso ao Popular On Net ou no sistema de reconhecimento do Popular OnPhone.

Todas as transmissões de informação entre o seu computador e o servidor do nosso site são realizadas mediante a segurança máxima do mais recente protocolo de encriptação: SSL (Secure Socket Layer) de 128 bits.

Contudo, para uma segurança acrescida é conveniente que o seu navegador tenha desativada a opção de "guardar passwords".

 

Zona Segura do Site

Para comprovar que se encontra numa página segura, confirme sempre se o endereço da página onde se encontra a navegar começa por "https://" e se na parte inferior do ecrã aparece um "cadeado fechado" ou uma "chave", ícones de zona segura.

O Popular OnNet encontra-se numa zona web segura.

Os utilizadores que acedam ao Popular OnNet observaram que a barra de navegação se encontra de uma cor verde. Este sistema de segurança ajudará a identificar de forma visual a autenticidade da página Web. Servirá para que os nossos clientes detetem algum possível caso de phishing que possam ser vítima.

 

Certificado de segurança

O certificado expedido pela empresa Verisign garante a máxima segurança ao nosso serviço PopularOn. Se, ao aceder ao serviço, o seu navegador não reconhecer o nosso Certificado, é sinal que o mesmo caducou e será necessário proceder à atualização do mesmo através de duplo clique no "cadeado" na parte inferior do ecrã, e em "Instalar certificado" de seguida. Para fechar as conexões com as páginas seguras, sem que nenhum utilizador possa aceder a elas sem a sua identificação prévia, recomendamos que para sair utilize sempre o botão de "Sair" no canto superior direito do Popular On Net ou Popular OnMobile.

 

Fim de sessão

Para encerrar a sua sessão do Popular On Net ou do Popular On Mobile sem que ninguém possa aceder à sua área privada, utilize sempre o botão de "Sair" no canto superior direito do Popular On Net.

 

Anti-Phishing

Atualmente, as entidades financeiras podem ser alvo de ataques de phishing, ação através da qual o utilizador do correio electrónico é convidado a revelar as suas chaves e códigos secretos de acesso às contas bancárias.

 

Por isso, agora mais do que nunca, é aconselhável recordar os princípios básicos de segurança para impedir o Phishing - envios de correio electrónico em massa remetidos de endereços electrónicos falsos, com o único objectivo de obter informação confidencial dos clientes.

Nunca facilite os seus códigos a ninguém.

O Banco Popular em nenhuma circunstância solicita os seus códigos, quer seja por e-mail, telefone ou pessoalmente. As tentativas de Phishing são detectadas e divulgadas de imediato às autoridades competentes para investigação. Mas tenha sempre em atenção as seguintes recomendações:

Não confie em falsas mensagens para melhorar a segurança das suas contas ou para consultar uma suposta transferência recebida a seu favor.

Não aceite convites para clicar num link externo falso que o direciona para páginas fictícias que simulam as páginas originais de entidades financeiras.

 

Troianos

Também conhecido como "Cavalos de Tróia", são programas maliciosos que são instalados no seu navegador e permitem a introdução de páginas com aspeto idêntico ao seu homebanking. O objetivo é o acesso remoto ao computador infetado e roubar informações.

É uma maneira de induzi-lo a executar operações falsas, quando na verdade estará a efetuar uma transferência para um terceiro. Não realize operações que considere suspeitas, alegadamente solicitadas por erros ou incidentes.

 

Recomendação de acessos e passwords

Os seus acessos, são pessoais e intransmissíveis, não deve revelá-los a qualquer a ninguém sob quaisquer circunstâncias. Periodicamente mude os seus acessos, especialmente quando tem a suspeita ou dúvida sobre a confidencialidade do mesmo. Não use os mesmos códigos em todas as suas instituições financeiras, não deve usar códigos de fácil entendimento (data de nascimento, telefone, mês/ano, 123456... etc...). Evite a utilização de equipamentos de uso público que não sejam de confiança (Internet cafés, hotéis, aeroportos, etc....). Não responda a qualquer pedido de informação sobre os seus acessos ou dados pessoais que lhe sejam solicitados através de e-mail ou SMS.

Recorde que na página de acesso ao Popular On Net e Popular OnMobile o banco não irá solicitar mais acessos do que o seu número de Adesão e código Multicanal.

Se suspeita que os seus acessos tenham sido utilizados sem o seu consentimento, ou se os perdeu, ou roubaram, bloqueie de imediato o seu acesso ou entre em contacto com a nossa linha de atendimento ao cliente 800 20 16 16 (dias úteis das 9h às 21h) para o ajudarmos.

Recomendação de proteção do seu equipamento ou telemóvel

A proteção do seu equipamento ou telemóvel é a chave, por isso deverá ter sempre um sistema operacional atualizado corretamente com os "patches" mais recentes e atualizações de segurança recomendadas pelo fabricante.

Atualize os aplicativos instalados para a versão mais recente, distribuídos pelo fabricante e não efetue downloads de aplicativos de sites não confiáveis. Nunca use links fornecidos por e-mail ou SMS para instalar ou atualizar software. Instale um software antivírus confiável no seu equipamento ou telemóvel e mantenha-o permanentemente atualizado para impedir infeções de vírus ou programas maliciosos. Instale um software de firewall ou firewall pessoal antes do acesso à Internet e mantenha-o atualizado.

Desligue as funções de armazenamento de password automática no seu navegador. Periodicamente, elimine cookies e ficheiros temporários ou configure o seu navegador efetuar este procedimento de forma automática.

Não perca nunca de vista o seu telemóvel em lugares públicos.

Configure o seu equipamento ou telemóvel com uma password de acesso para evitar manuseamento por parte de terceiros.

Mantenha desabilitadas as ligações wifi e bluetooth quando não as estiver a utilizar.

 

Recomendação de navegação

Navegue unicamente por sítios conhecidos que lhe inspirem confiança. Deve ser prudente ao visitar webs desconhecidas, sobretudo se o convidarem a efetuar download de ficheiros ou programas.

Não abra mensagens de e-mail se tiver alguma duvida sobre a sua proveniência ou se tiver títulos sem sentido ou inesperados.

Evite utilizar a opção de "recordar passwords".

Não utilize links incorporados em e-mails, SMS o páginas Web de terceiros para acesso ao seu homebanking. Escreva o url do website diretamente na barra de direções do navegador.

Feche as sessões através da opção de 'logout' ou 'fechar sessão', em lugar de simplesmente fechar a janela do navegador.

Proteja a sua privacidade evitando opções que permitam ao navegador guardar informação sensível.

Evite realizar operações bancárias desde lugares públicos, em general, redes wifi publicas.

Responsabilidade: Seguindo todas estas recomendações, estará atuando responsavelmente no que diz respeito ao uso seguro de um serviço de Homebanking.

Contacte-nos em 808 20 16 16

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